Brasil bate recorde de municípios exportadores em 2022

Recorde histórico de municípios exportadores é registrado no Brasil em 2022

O ano de 2022 registrou um recorde histórico de municípios exportadores no Brasil, com um total de 2.407 cidades vendendo seus produtos para outros países. Esse número representa 43% dos municípios brasileiros e é o maior já registrado desde o início da série histórica em 1997, segundo o Panorama dos Municípios Brasileiros no Comércio Exterior, elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, destaca a importância de estimular o comércio exterior nos municípios, enfatizando que isso impacta diretamente no crescimento e desenvolvimento econômico das cidades. A abertura de mercados estrangeiros para as empresas locais aumenta a demanda por produtos e serviços, atraindo investimentos e gerando novos empregos em setores relacionados.

O estado do Espírito Santo foi a unidade da federação com a maior proporção de municípios exportadores, onde 74,4% dos 78 municípios capixabas exportaram em 2022. Em segundo lugar, está o Rio de Janeiro, com 73,9% dos municípios vendendo para outros países, seguido de Santa Catarina, com 71,5%, e São Paulo, com 67,4%. Em termos absolutos, São Paulo é o estado com o maior número de exportadores, chegando a 435 empresas com vendas internacionais.

O maior município exportador brasileiro em 2022 foi o Rio de Janeiro, com vendas de US$ 21,9 bilhões, o que equivale a 6,6% das exportações nacionais. Em seguida, estão Duque de Caxias, com 5,5%, Parauapebas, com 2,1%, e Paranaguá, com 1,8%. Em média, cada município brasileiro exportou US$ 139 milhões no ano passado.

De acordo com o levantamento, os Estados Unidos foram o principal destino das vendas dos municípios exportadores brasileiros, com 1.452 municípios fornecendo produtos àquele país. Em seguida, estão China, com 998 municípios brasileiros fornecedores, Paraguai, com 966, Uruguai, com 941 e Argentina, com 907. O Mercosul, como um todo, contou com 1.310 municípios brasileiros fornecedores, enquanto na União Europeia, esse número chegou a 1.594 municípios.

No que diz respeito à importação, foram registrados 2.306 municípios importadores, o que representa 41,4% do total do país. São Paulo é o estado com a maior quantidade de cidades comprando produtos do exterior, com 420 municípios. Em termos relativos, o Rio de Janeiro tem a maior proporção de municípios que adquirem produtos do mercado internacional, com 72,8%. Santa Catarina vem em seguida, com 67,5% de cidades importadoras, acompanhada de São Paulo, com 65,1%, Espírito Santo, com 60,3%; Paraná, com 56,1%; e Mato Grosso do Sul, com 54,4%.

 

Fonte: MDIC

Alex Oliveira

Alex Oliveira

Formado em comércio exterior pela universidade cidade de São Paulo, apaixonado pelo comex e criador do Academy Comex, meu objetivo é poder transmitir a aqueles queiram conhecer mais sobre esse mundo do comércio exterior, sempre de uma forma prática e descontraída.
0 0 votes
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente aqui ;)x