Secex destaca importância da desburocratização para o comex brasileiro durante reunião da CFB

Desburocratização no Comércio Exterior Brasileiro é Fundamental para Empresas de Pequeno Porte

A Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB) realizou sua primeira reunião do ano para discutir a importância da desburocratização no comércio exterior brasileiro. A secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, destacou que a medida é fundamental para o setor e especialmente importante para as empresas de pequeno porte. De acordo com um estudo recente da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as micro e pequenas empresas representam apenas 1% do total exportado pelo Brasil.

Prazeres afirmou que a redução da burocracia pode aumentar a base exportadora, pois para as pequenas empresas a questão não se trata apenas de custo, mas pode ser determinante para definir se a empresa vai passar a exportar ou não. Além da desburocratização, a reunião virtual tratou da identificação e superação de barreiras enfrentadas pelos produtos e serviços brasileiros no exterior.

Durante o evento, a secretária ainda mencionou a valorização do tema pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin. Ela ressaltou que a frequência com que o ministro faz referência ao tema demonstra a importância da agenda para o governo brasileiro.

Outro ponto de destaque da reunião foi a Consulta Pública finalizada pela Secex sobre Facilitação de Comércio. Foram recebidas 137 sugestões de mais de 20 entidades e empresas, que serão analisadas pela equipe técnica e poderão compor a pauta do Comitê Nacional de Facilitação de Comércio.

Por fim, a implementação do Portal Único de Comércio Exterior, principal iniciativa de facilitação de comércio do governo brasileiro, também foi discutida na reunião. Os representantes do governo trataram do atual estado de implementação do projeto, bem como das entregas intermediárias que já poderão beneficiar os operadores de comércio exterior.

A desburocratização do comércio exterior é essencial para promover o crescimento e a expansão das empresas brasileiras, principalmente das pequenas. O engajamento do governo e das entidades empresariais na busca de soluções para superar as barreiras enfrentadas pelos produtos e serviços brasileiros no exterior é uma iniciativa positiva e necessária para o desenvolvimento do comércio internacional do país.

Alex Oliveira

Alex Oliveira

Formado em comércio exterior pela universidade cidade de São Paulo, apaixonado pelo comex e criador do Academy Comex, meu objetivo é poder transmitir a aqueles queiram conhecer mais sobre esse mundo do comércio exterior, sempre de uma forma prática e descontraída.
0 0 votes
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente aqui ;)x