Ministério do Desenvolvimento trabalha para suspender tributos sobre serviços destinados à exportação

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou a recriação do MDIC, o que representa uma priorização da agenda de neoindustrialização do país e a valorização do setor de serviços. Durante sua participação no 14º Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços (Enaserv), promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em São Paulo (SP), o ministro destacou a importância dos serviços na economia brasileira e a relevância desse setor para a indústria de bens.

O Ministério vem trabalhando para colocar em funcionamento até o final de 2023 o chamado Drawback de serviços, um mecanismo que suspende ou elimina tributos de insumos usados na fabricação de produtos destinados à exportação. Esse mecanismo funcionará como um incentivo às exportações brasileiras, pois reduzirá os custos dos serviços para exportação, tornando-os mais competitivos no mercado internacional.

Além disso, a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, destacou a importância da regulação de qualidade e a observância de boas práticas regulatórias para o desenvolvimento do setor de serviços, assim como a desburocratização e facilitação de comércio, a produção de estatísticas comerciais e o apoio à promoção comercial de serviços para a competitividade exportadora.

Tatiana lembrou ainda das negociações de acordos internacionais e da importância do empoderamento feminino e da empregabilidade dos jovens para o setor de serviços. Por fim, ressaltou que o desenvolvimento de novas tecnologias possibilitou o comércio internacional de serviços ambientais, como consultorias, monitoramento remoto ou sistemas de energia renovável, e que o crescimento desse mercado pode ensejar oportunidades para os grupos menos representados no mercado de trabalho.

Alex Oliveira

Alex Oliveira

Formado em comércio exterior pela universidade cidade de São Paulo, apaixonado pelo comex e criador do Academy Comex, meu objetivo é poder transmitir a aqueles queiram conhecer mais sobre esse mundo do comércio exterior, sempre de uma forma prática e descontraída.
0 0 votes
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente aqui ;)x