Brasil e Canadá fortalecem relações comerciais em reunião bilateral

Brasil e Canadá fortalecem relações comerciais em reunião bilateral

Na última quinta-feira (13/04), o vice-ministro do Comércio Internacional do Ministério das Relações Exteriores do Canadá, Rob Stewart, e representantes da Embaixada canadense, se reuniram com a Secretária-Executiva substituta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Aline Damasceno, em busca de estreitar as relações comerciais entre os dois países.

Durante o encontro, Brasil e Canadá apresentaram seus principais temas de interesse, convergindo para um aprofundamento das relações bilaterais e da cooperação em foros multilaterais. Ambos os países destacaram a importância de avançar no acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Canadá, além de fortalecer o diálogo em sustentabilidade, gênero e comércio inclusivo.

O Brasil também destacou o potencial de ampliação da cooperação no segmento de fertilizantes, sendo que o Canadá é o maior produtor mundial de fertilizantes à base de potássio e o Brasil responde por aproximadamente 8,5% do consumo global, ocupando o quarto lugar. Além disso, o Brasil busca a parceria do Canadá para incrementar a oferta de biossimilares e permitir a redução dos preços desses medicamentos no Brasil, facilitando o acesso da população.

O MDIC também expressou interesse em conhecer as experiências do Canadá na promoção da equidade de gênero, em especial sobre empresas lideradas por mulheres. Recentemente, um estudo elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior constatou que apenas 14% das empresas exportadoras possuem maioria feminina em seus quadros diretores, o que indica a necessidade de aumentar a participação de mulheres no comércio exterior.

Em suma, a reunião bilateral entre Brasil e Canadá demonstrou a intenção de ambos os países em fortalecer suas relações comerciais em diversas áreas, promovendo o crescimento econômico em bases sustentáveis e inclusivas.

 
Fonte: MDIC
Alex Oliveira

Alex Oliveira

Formado em comércio exterior pela universidade cidade de São Paulo, apaixonado pelo comex e criador do Academy Comex, meu objetivo é poder transmitir a aqueles queiram conhecer mais sobre esse mundo do comércio exterior, sempre de uma forma prática e descontraída.
0 0 votes
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente aqui ;)x